Alimentação natural como aliada no tratamento de diabetes em cães e gatos!

Alimentação natural como aliada no tratamento de diabetes em cães e gatos!

Uma das principais endocrinopatias presentes na vida dos cães e gatos, o diabetes mellitus nada mais é do que uma deficiência de insulina que acaba afetando o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

Nos últimos 40 anos, observou-se um grande aumento no aparecimento de obesidade e diabetes mellitus em cães e acredita-se que mais de 80% dos gatos tem diabetes mellitus tipo 2.

Cães com mais de 5 anos de idade, com maior prevalência entre 8 e 12 anos, fêmeas com sobrepeso e raças como Australian Terrier, Schnauzer, Fox Terrier, Bichon Frise, Poodle e Husky Siberiano estão mais dispostos a apresentar essa condição. Em relação aos gatos, os riscos são maiores para animais entre 10 e 13 anos, obesos, castrados e machos de raças domésticas.

Uma das consequências do diabetes mellitus é a perda de peso e a baixa no escore de condição corporal, assim a nutrição juntamente com a alimentação natural se tornam grandes aliadas no tratamento.

O tutor deve ficar atento aos níveis de carboidratos que devem apresentar teores uniformes. Também é importante restringir a gordura na dieta, incluir fibras, além de se evitar petiscos ricos em açúcar ou gordura.

Dessa maneira, é importante que a alimentação seja feita através de refeições uniformes e com horário fixos, e com a alternativa da alimentação natural é possível adaptar uma dieta personalizada feita especialmente para as necessidades individuais de cada animal.

Para fazer um orçamento da nossa dieta 100% natural elaborada por nosso time de especialistas para seu pet clique neste link: https://lapetcuisine.com.br/dieta-natural-personalizada-para-cachorro-e-gato/

Referências: Livro Diabetes Melittus canina e felina, ABEV, 2018. Livro Nutrição Clínica Canina e Felina, Nestlé Purina, 2010.

Texto por Marina Fucolo – Graduanda em Zootecnia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

× Precisa de ajuda?