A importância da suplementação mineral e vitamínica na alimentação natural para cães e gatos!

Por: LETICIA MARQUETI MEDEIROS (graduanda em Zootecnia pela FZEA-USP)

Devido à preocupação dos tutores em relação aos seus animais de companhia, considerados como membros da família, a alimentação natural se apresenta como uma alternativa saudável para seus pets.

 A dieta natural tem como objetivo proporcionar inúmeras vantagens à saúde e apresenta a possibilidade de ser personalizada para cada indivíduo, atendendo ao desejo dos seus tutores e ao mesmo tempo suprindo as necessidades fisiológicas dos pets, para que assim seja possível garantir uma vida saudável e longeva a eles.

Adicionalmente é fundamental que os tutores sigam a prescrição das dietas, pois a omissão, adição ou troca de ingredientes pode ser prejudicial à saúde dos animais. Desta maneira, é imprescindível que a obtenção de dietas naturais seja a partir de locais especializados. Nestes estabelecimentos, médicos veterinários ou zootecnistas habilitados formularão a dieta natural com a inclusão dos suplementos indispensáveis que a tornam balanceada e pronta para o consumo.

Para se suplementar as dietas, estão disponíveis no mercado suplementos que são destinados a suprir as necessidades de vitaminas, minerais e aminoácidos, fundamentais para a saúde dos pets.

É primordial que os suplementos utilizados sejam exclusivamente destinados ao consumo animal, pois suplementos para uso humano podem gerar consequências negativas à saúde dos pets.

A suplementação para cães e gatos promove diversos benefícios, tais como: – Atuar na prevenção de doenças;

– Contribuir no tratamento e diagnósticos de doenças ou de alergias alimentares; aprimorar a qualidade de vida;

– Elevar a disposição e energia dos animais;

– Suprimir o estresse;

– Auxiliar fêmeas gestantes ou lactantes;

– Garantir vida saudável e duradoura aos pets.

Portanto, a alimentação natural se apresenta como um recurso muito importante para a saúde de cães e gatos e deve ser formulada e produzida com atenção à suplementação para garantir que os todos os nutrientes fundamentais sejam supridos, e assim promover melhor bem-estar à vida dos peludos.

Referências

A importância da suplementação na alimentação dos pets. Disponível em: <https://conviteasaude.com.br/a-importancia-da-suplementacao-na-alimentacao-dos-pets/>. Acesso em: 19 de Setembro de 2019.

SAAD, F. M. O. B.; FRANÇA, J. Alimentação natural para cães e gatos. Revista Brasileira de Zootecnia, Belo Horizonte, v. 39, n. 1, p. 52-59, 2010.

SCHENCK, P.A. Home-prepared dog and cat diets: 2.ed. Iwoa: John Wiley & Sons, 2010.

2 thoughts on “A importância da suplementação mineral e vitamínica na alimentação natural para cães e gatos!

    • La Pet Cuisine says:

      Boa tarde! Tudo bom?

      Para formulação de dieta não, esses cursos são muito rasos em conteúdo nutricional, para se elaborar dietas balanceadas são necessários anos de estudo e especialização. Agora se a intenção for aprender a preparar em casa uma dieta formulada por um especialista, ai sim, são super válidos.

      Os suplementos são um mix de minerais e vitaminas com fim de completar as dietas formuladas. Cada receita virá a precisar de uma tipo e quantidade específicos de suplementos, você pode ver nesse link algumas otimas opções que recomendamos de Suplementos para Alimentação Natural para cachorro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

× Precisa de ajuda?