A alimentação natural pode ser uma grande aliada na prevenção e controle de doenças renais crônicas!

A doença renal crônica (DRC) também conhecida como insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por deficiência estrutural ou funcional irreversível dos rins, causando assim risco de vida aos pets. O papel dos rins é manter o equilíbrio de líquidos, minerais e também retirar substâncias nocivas da corrente sanguínea.
Essa é uma doença degenerativa comum em cães e gatos e a terceira causa de morte decorrente de doenças crônicas, portanto o estudo aprofundado dessa enfermidade e dos seus desdobramentos é de extrema importância para a saúde dos pets.
A incidência da doença renal aumenta com a idade, mas apesar de ser mais comum em cães e gatos idosos, também pode ocorrer em adultos jovens em decorrência de causas congênitas, hereditárias ou adquiridas.
Um fator que dificulta bastante o tratamento da doença é que geralmente os sintomas aparecem numa fase mais avançada.
O tratamento dietético tem sido considerado como a base da terapia para doentes renais crônicos. Animais que se alimentam com dieta terapêutica para nefropatas apresentam tempo de sobrevida cerca de 2,5 vezes maior que os animais que consomem uma dieta de manutenção.
As dietas indicadas para cães e gatos com doença renal tem restrição de fósforo, proteínas e sódio, e incremento de vitaminas do complexo B e densidade calórica. O uso destas dietas comprovadamente aumenta a sobrevida dos cães e gatos com DRC. A redução do fósforo na dieta é a principal mudança para nefropatas, a qual é capaz de previnir o desenvolvimento da proteinúria, reduzir os danos renais e diminuir a possibilidade de calcificação renal.

A alimentação natural pode ser uma grande aliada no tratamento de cães e gatos com DRC, pois além de ter todas as características citadas anteriormente, é preparada com ingredientes frescos com alta porcentagem de água (o que quer dizer que vai aumentar a ingestão indireta de água) e é altamente palatável, ou seja, é mais atraente e pode ajudar muito na alimentação dos bichinhos sem apetite. Para mais informações sobre dietas personalizadas clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Precisa de ajuda?