Alimentação Natural para pets: Uma aliada contra dermatites alérgicas

Define qualquer distúrbio de sensibilidade que produza inflamação na pele. As mais comuns são: Alergia a picada de pulga, atópica e alergia a alimentos. As raças mais predispostas são: Lhasa, Schnauzer, Dachshound, Westie, Pug, Boxer e Golden.
Os alérgenos comprovadamente mais comuns nos cães são as proteínas de carne bovina, frango, leite, milho, trigo e soja.

Um estudo clínico em cães com dermatites atópicas, demonstrou que o ajuste da quantidade de ácidos graxos essenciais por si só pode reduzir as coceiras em 25%.

Algo muito importante que devemos salientar, é que a alergia a alimentos muitas vezes pode causar transtornos gastrointestinais. Enquanto a diarreia grave e vômitos afetam em torno de 10% dos cães com dermatite causada por alergia alimentar, fezes moles ou malformadas são observadas com maior frequência. É essencial ter essa particularidade em mente pois podemos imaginar que essa reação se deva a algum problema com a qualidade do alimento, quando é sua composição que deve ser mudada.

Para avaliação e controle das dermatites com fundo alimentar é necessário fazer uma dieta restritiva em 3 fases, com apenas uma proteína inédita para o animal e um carboidrato simples na primeira fase e adicionando-se os suplementos nas fases subsequentes.

A adoção da dieta natural personalizada para esses casos demonstra grandes taxas de sucesso, por permitir a manipulação total do alimento conforme as necessidade de cada animal e também por possibilitar acompanhamento de cada caso de forma individual.

Texto baseado no livro Nutrição Clínica Canina e Felina, Nestlé Purina, 2010.

Texto por Juliana Fernandes 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

× Precisa de ajuda?