O que é o desmame de cachorro?

O que é o desmame de cachorro?
O que é o desmame de cachorro? 2

Os animais mamíferos, assim como nós humanos, necessitam do leite materno para garantir a saúde e o bom crescimento. O desmame é a transição em que o animal deixa o leite, única fonte de alimentação, e passa a consumir comidas pastosas e sólidas.

Entretanto, o desmame do cachorro não pode ser feito em qualquer estágio de vida do filhote. Quando feito no momento errado, pode comprometer a saúde do filhote e da mãe. Durante esse período é fundamental garantir a nutrição adequada ao filhote.

Confira neste artigo o momento certo para o desmame, bem como o que usar para substituir o leite e o modo adequado de realizar o processo.

Dúvidas sobre desmame de cachorro filhote

Diversas dúvidas rodeiam o processo do desmame, além do medo de prejudicar a vida dos filhotes e da mamãe. Confira algumas das principais dúvidas que existem sobre o desmame canino e os cuidados necessários com o filhote.

Com quantos dias o filhote de cachorro desmama?

Segundo médicos veterinários, o desmame seguro ocorre a partir da 4ª semana de vida do animal. Essa é a fase em que o pequeno apresenta um melhor desenvolvimento e quando os primeiros dentes começam a surgir.

Assim como os bebês humanos, o surgimento dos dentes do cachorro é um sinal de dor para a cadela, pois a amamentação será desconfortável e ela mesma passa a incentivar o desmame nesse período.

Quanto tempo dura o desmame?

O período de desmame do cachorro varia de animal para animal, assim como o início do desmame. Esse procedimento, normalmente, se inicia no primeiro mês de vida, mas não deve ser feito de forma abrupta.

O processo deve se dar de forma gradual, para que o filhote não sinta demais a ausência da mãe e nem do seu alimento primário. Dessa forma, tem-se o período de adaptação à nova forma de alimentação.

Intercalando entre as mamadas e as comidas sólidas/pastosas, temos de 6 a 8 semanas para a conclusão do desmame, no geral. Assim, o animal vai tomando menos leite e dando preferência à comida.

O que dar ao filhote durante o desmame?

Para iniciar o desmame, os tipos de alimentação são intercalados até que o filhote se acostume com o novo alimento. Geralmente, intercalando com as amamentações, são dadas algumas papinhas próprias para filhotes.

Essas papinhas são pensadas para fornecer o tipo de nutrição ideal para o cachorro nessa fase. Por isso, são enriquecidas com ingredientes tais como gordura de frango, farinha de vísceras, etc. Além das vitaminas essenciais para a saúde e bem-estar como Vitamina A, Vitamina B12, Vitamina D, entre outras.

Com o tempo, as refeições intercaladas vão diminuindo e dando lugar à comida para filhotes, já que as papinhas são apenas alimento de transição entre o leite e a comida e, por isso, temporárias.

Como fazer o desmame de um cachorro

Todo o processo de desmame é feito de forma gradual, preservando a saúde e o desenvolvimento do filhote.

Aos poucos a papinha abre caminho para a comida sólida. Confira aqui, como completar o desmame e o que fazer caso a transição não flua bem.

Como preparar e oferecer a papinha ao filhote

Para aqueles que fazem a própria papinha, existem inúmeras receitas que você pode fazer. Dessa forma, o animal já se acostuma com o sabor daquela que será sua alimentação sólida.

Para esse caso, é importante saber a quantidade certa de calorias para o filhote. Além disso, será necessário o equilíbrio nutricional entre proteínas, carboidratos, legumes, gordura e suplementos.

Saiba o que fazer se o filhote recusar o desmame

A recusa do filhote ao desmame pode acontecer se o processo foi feito de forma repentina, sem aguardar a adaptação do cachorro ao novo tipo de alimentação, no caso do animal precisar de mais tempo para se adaptar, afinal o desmame varia de animal para animal.

Em casos assim, o ideal é diminuir, aos poucos, o leite materno e inserir papinhas na boca do cachorro, para que se acostume ao sabor. Respeite o tempo do animal, mesmo que demore mais do que o normal.

Caso o filhote recuse a comida, você pode levá-la umedecida ao micro-ondas e amorná-la, assim ajudará a liberar o cheiro novamente. Cuidado para não esquentar demais e acabar prejudicando o animal.

Incentive o filhote a comer no tempo certo

Uma transição muito repentina entre formas de alimentação pode causar um efeito negativo ao cachorro. Pode deixá-lo doente ou fazê-lo negar o desmame, além de prejudicar sua dentição, que ainda estará em desenvolvimento. No momento errado, poderá trazer problemas bucais ao animal.

Novamente, respeite o tempo do animal. Ofereça uma comida mais macia após a papinha e só então ofereça algo mais sólido. Lembre-se de evitar comidas com conservantes ou corantes, dê preferência às comidas realmente naturais.

O filhote é muito sensível nesse momento, principalmente ao novo tipo de alimentação, portanto todo cuidado é pouco.

O desmame gradual do cachorro é o caminho certo para a saúde do animal

Depois de ler todo o artigo e observar todo o processo de desmame do cachorro, percebe-se que esse é o caminho certo a seguir para manter, tanto a mãe quando o filhote, com saúde e bem-estar. Quando o desmame acontece dessa forma, o filhote tem mais tempo para se adaptar à nova alimentação.

Vimos aqui que o processo não machuca o animal e nem compromete seu desenvolvimento. Quando feito no tempo ideal, o cachorro conseguirá se separar da amamentação de forma gradual, sem interrupções abruptas.

Agora você já sabe que a própria mãe fará o desmame um pouco depois do tempo inicial que mencionamos aqui, então realize o processo do desmame sem preocupações, dessa forma o filhote terá uma vida saudável e se adaptará muito bem à nova fase da vida.

Por Gabryel Faria – Guia Animal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

× Precisa de ajuda?